Group 2.png
SAICA - Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes

Os SAICAs tem o objetivo de acolher e garantir proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal e social e de abandono. O serviço oferece acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. As unidades ofertam ambiente acolhedor, com aspecto semelhante ao de uma residência.

 

O atendimento prestado é personalizado, em pequenos grupos e favorecer o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local. Grupos de crianças e adolescentes com vínculos de parentesco são atendidas na mesma unidade. O acolhimento será feito até que seja possível o retorno à família de origem ou extensa ou colocação em família substituta.

 

Público-alvo: Crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses.

 

Forma de acesso: Por determinação do Poder Judiciário, por requisição do Conselho Tutelar, sendo que neste último a autoridade competente deverá ser comunicada conforme previsto no art. 93 do ECA; CREAS e SEAS.

 

Período de Funcionamento: Ininterrupto, 24 horas diárias.

 

Capacidade de Atendimento: 15 Bebês, Crianças e Adolescentes de ambos os sexos.

 

Equipe composta por 23 profissionais sendo eles: Gerente, Assistente Social, Psicologo, Pedagogo, Orientadores Socioeducativos, Cozinheira e Agentes Operacionais.

 

Local de Funcionamento: Zona Norte de São Paulo, no distrito de Santana/Tucuruvi.

 

Os Bebês, crianças e adolescentes do SAICA possui medida de proteção, por isso, não podem ser divulgadas fotos de seus rostos.